A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.
O atendimento da equoterapia é precedido de diagnóstico, indicação médica e avaliação de profissionais das áreas de saúde e educação no intuito de planejar o atendimento equoterápico individualizado.
O centro de equoterapia da APAE de Campina Grande, inicialmente tinha sua equipe interdisciplinar composta por 01 médico, 02 fisioterapeutas, 01 psicóloga e 01 equitador. Atualmente, o centro conta com mais um profissional de fisioterapia.
Não são todos os usuários da APAE que fazem o tratamento da equoterapia, existem contra indicações, são estas: paciente com menos de 3 anos de idade; osteoporose moderada à severa ou um histórico de fraturas; inflamação na coluna ou em algum membro; instabilidade atlanto-axial e cardiopatia no caso do Síndrome de Down; Luxação do quadril; epilepsia não controlada; hidrocefalia, quando não se pode adaptar um capacete apropriado e/ou quando há indícios de má funcionalidade do cateter; agressividade sem controle; peso excessivo; alergias; e quadro inflamatório e infeccioso.
O horário de funcionamento do centro é de segunda a sexta, em ambos os turnos, e são beneficiados com a terapia 40 praticantes da instituição. Cada sessão tem duração de 30 minutos. O praticante realiza o tratamento uma vez por semana, sendo coadjuvante com o tratamento convencional.