O setor de fonoaudiologia da APAE desenvolve um trabalho através de princípios básicos voltados para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da fala e da linguaguem, bem como o gerenciamento da disfagia (dificuldade de deglutição, podendo levar a broncoaspiração aumentando o risca de pneumonia).
O principal objetivo do setor é desenvolver a fala e as funções orais o mais próximo da normalidade. Sendo assim, são realizados atendimentos individuais e em grupo, de forma multidisciplinar e interdisciplinar, de acordo com a necessidade do paciente. Realizando também orientações a família as quais necessitam serem guiadas diariamente.
O setor de fonoaudiologia da instituição avalia, trata e orienta para um bom desenvolvimento, levando em consideração as limitações de cada um.
O trabalho de estimação da linguaguem é realizado de forma lúdica, pois o brinquedo abre caminho para a fala, fazendo fluir a linguaguem. A estimulação das funções orais é realizada através de exercícios específicos para cada caso.
O serviço de fonoaudiologia da APAE-CG atende em média 85 crianças por semana, com diversas deficiências, tendo uma lista de espera considerável.